Segurança

Instituto testa 30 melhores apps de segurança para Android


Quer saber quais são os melhores aplicativos de segurança para o Android? O AV-Test, um instituto de segurança independente, realizou testes de detecção de malwares e ameaças no sistema com 30 aplicativos disponíveis no Google Play. Destes, 16 detectaram todos os malwares usados no processo: Anity AVL, Avira, Bitdefender, G Data, Ikarus, Kaspersky, Kingsoft, KSMobile CM, KSMobile CMS, McAfee, Norton, Qihoo 360, Trend Micro e TrustGo.

Além dos aplicativos acima, que foram capazes de detectar todos os softwares maliciosos que tentaram se instalar no sistema operacional, os apps Aegislab e Ahnlab V3 também tiveram sucesso, mas apresentaram falsos positivos, indicando arquivos sem vírus como ameaças.
Além da detecção, foram avaliados diversos outros critérios, como o impacto do software na usabilidade do dispositivo até, claro, a segurança. Em relação à usabilidade, os testes observaram se os apps produziam falsos positivos, se tinha impacto sobre a bateria ou deixava o aparelho lento, além de saber se produziam muito tráfico de dados.

As análises da AV-Test concluíram que o Kaspersky Internet Security reduz a velocidade de uso do dispositivo e que o Norton Mobile Security gera muito tráfico. Os outros apps, entretanto, se saíram muito bem.
Em relação aos recursos de segurança de cada programa, foram avaliadas as seguintes funções: anti-roubo, bloqueio de ligações, filtro e mensagens e e-mails, proteção contra sites maliciosos ou pishing, controle de acesso por parte das crianças, possibilidade de fazer backup e se tinha suporte a algum tipo de criptografia.
Dentre os apps avaliados, apenas 10 receberam a nota máxima de 13.0 pontos nos testes. Foram eles: Avira, Bitdefender, G Data, Kingsoft, KSMobile Clean Master and CM Security, KSMobile, McAfee, Qihoo, Trend Micro e TrustGo.

Via Techtudo